O manjericão é uma erva altamente nutritiva. Ele fornece cerca de 20 calorias por 100 gramas de seu consumo. Contém óleos essenciais, fornece aroma calmante e benefícios à saúde. Ele é uma fonte de fibra dietética, de proteína e contém principalmente água. Várias vitaminas como a vitamina A, vitamina B, vitamina C, vitamina E e vitamina K podem ser encontradas na mesma. Manjericão é também uma boa fonte de minerais, como zinco, cálcio, manganês, magnésio, ferro e potássio. Então como cultivar esse querido tempero?
O cultivo do manjericão apesar de simples, merece bastante atenção, principalmente em relação as podas.
Plantio
Para o plantio, é necessário terra afofada e fértil (adubada). As sementes devem ser plantadas a pouca profundidade, cerca de 1 cm, contendo duas ou três sementes por buraco.
O local para plantio (vaso, sementeira, solo) deve receber pelo menos quatro horas diárias de sol, pois o manjericão se dá muito bem com esta luz natural.
Quanto as regas, não são necessárias diariamente, afinal, o excesso de água pode encerrar a vida de nosso queridão manjericão. Sendo assim, devem ser efetuadas a cada dois ou três dias, ou então, quando a terra da parte superior estiver seca.
A germinação ocorre num período de 05 a 15 dias. Assim que crescer, terá folhas frescas desde o início do verão até meados do outono, e algumas vezes até um pouco mais tarde.
Poda
Chegamos então a poda, uma parte fundamental para o crescimento e desenvolvimento do manjericão. E é aqui que muitas pessoas acabam perdendo seu manjericão devido a falta de poda ou forma errônea de realizá-la. É necessário sempre (e aqui destacamos o sempre) cortar as flores do manjericão, pois isso mantém a planta jovem e saudável por mais tempo e ainda preserva o sabor das folhas. Pelo fato de flores funcionarem como um dreno nas plantas, acabam consumindo muita energia, por isso faz-se necessário a retirada das mesmas.
Adubação a cada 40 dias é recomendada e necessária, podendo ser feita com cerca de 2 colheres de sopa bem cheias de húmus de minhoca. Dê uma afofada na camada superficial, espalhe o húmus e regue em seguida.
Vale lembrar que o manjericão não resiste a geadas, que gostam muito de sol e se adaptam bem em climas tropicais ou subtropicais. Caso o clima esteja frio ou chuvoso, observe o solo e diminua a quantidade de água.
Recomenda-se que as folhas sejam colhidas quando a planta atingir 1,2 metro de altura. Isso ocorre geralmente após 60 dias do plantio. Porém, a primeira colheita é indicada somente após três meses de plantio.
Seguindo estas instruções você terá esta deliciosa e perfumada erva a sua disposição para dar um toque todo especial à sua pizza, massas, carnes, entre outros.
Fonte: Blog Plantei
Nenhum comentário:
Postar um comentário