E evocando a beleza e força das rosas e das mulheres que afortunadamente receberam este nome, pedimos a nossa consultora Viviane Noda que abrisse o seu jardim e dividisse conosco as superdicas de como cuidar de roseiras em vasos.
Passo a passo de como cuidar de roseiras
Preparando os vasos
Viviane Noda do Projeto Por Que Não explica que as roseiras “são tolerantes à maioria dos tipos de solos, desde que tenham boa drenagem e adubo orgânico”. Por isto ela prepara os vasos da seguinte maneira:
Os vasos devem ter furinhos no fundo. Viviane coloca uma camada de pedrinhas, pedacinhos de madeira ou outro material para que a água consiga passar mais fácil. Só depois coloca a terra.
Adubo
Tem que ser orgânico, olha o que a Viviane conta: “existem muitas receitas de adubos orgânicos, na minha opinião, o mais simples é utilizar os ingredientes que sobram da cozinha como pó de café, casca de ovo, casca de banana, etc.”.
Regas
Viviane ressalta que “as regas devem ser feitas no caule, pois o contato direto da água com as folhas e flores pode incentivar o aparecimento de fungos. Enquanto a sua roseira ainda for muito jovem, é recomendável regar diariamente até as primeiras flores aparecerem. Quando a planta atingir a maturidade, a rega pode passar para uma vez por semana no inverno e duas vezes no verão”. Viviane também esclarece que esta é uma regra geral e que depende muito do clima de onde você mora, para ela o “melhor medidor é a terra, verifique sempre se a terra está seca ou úmida. Caso esteja úmida, não precisa de rega”.
Iluminação e poda
Segundo Viviane o ideal é que as roseiras recebam de 6 a 7 horas de sol por dia. Já a poda, “normalmente eu não costumo podar as rosas, só tiro as folhas amareladas e, às vezes, as flores que já estão bem murchas e morrendo, a famosa poda de limpeza”, conta Viviane.
Fonte: Lar Natural
Nenhum comentário:
Postar um comentário