As violetas são lindas flores, encontradas em diversas tonalidades e muito apreciadas por todo o mundo. Com uma beleza singela, ela mantém suas flores por muito tempo, principalmente quando recebem os cuidados devidos, sendo a escolha perfeita para decorar o interior da casa ou do apartamento.
Outro ponto positivo das violetas é que elas são bem fáceis de cuidar, pois costumam se adaptar facilmente a qualquer ambiente e ainda florescem o ano todo. Não por acaso, estão entre as flores plantadas mais cultivadas no Brasil.
omo são muito populares, é comum que hajam dúvidas relacionadas às várias orientações que recebem. Para ajudá-lo a escolher a melhor técnica que deixará a sua plantinha sempre linda e vistosa, separamos algumas dicas fundamentais. Confira!
Regue apenas o solo
O princípio básico para cuidar das violetas adequadamente é regá-las apenas no solo, evitando a umidade em suas folhas e pétalas. Quando isso acontece, as flores ficam meladas e mais propícias ao apodrecimento e invasão de fungos. Tome cuidado!
A melhor forma de regar essa planta é colocar um pouco de água em um cachepot ou em outro recipiente e, em seguida, dispor o vaso dentro. Deixe-a assim durante 30 minutos, de modo que ela absorva a quantidade necessária de água. Só não se esqueça de descartar o restante do líquido para evitar a proliferação do Aedes aegypti.
Se notar que a planta está apodrecida, suspenda as regas até secar o substrato. Já se elas estiverem com folhas e pétalas enroladas ou ressecadas, então será necessário regá-las mais e colocá-las em um local úmido. O parapeito da janela do banheiro é ideal para isso.
Verifique as condições de iluminação
Outra dica importante para quem quer cuidar bem das violetas é atentar-se à iluminação. Algumas espécies, principalmente as que têm folhagem mais clara, preferem ficar na sombra, sem a incidência de luz solar direta.
Entretanto, no geral, essas flores não se adaptam em ambientes muito fechados e ainda precisam de ar fresco e ventilação constante, para não ficarem abafadas, o que pode levar ao amarelamento de suas folhas e enfraquecimento da planta.
Quando as violetas estão pálidas, provavelmente é um sinal de que elas precisam tomar mais sol ou precisam de mais nutrientes. Transfira-as para um local mais iluminado.
Troque-as para um vaso maior
O resultado dos cuidados adequados com as violetas será o crescimento forte e saudável dessas flores, o que poderá causar o aumento na quantidade de folhas. Então, ao perceber que elas estão muito pequenas, o recomendado é mudar a sua plantinha para um vaso mais largo.
Apesar das violetas serem comercializadas dentro de vasos de plástico, especialistas em paisagismo e jardinagem recomendam que se troque as mudas ou as flores, com raiz, para um vaso de barro, pois os potes desse material ajudam a absorver a umidade que a planta pode acumular.
Adubo para as violetas florescerem
Se você tiver seguindo todas as orientações para cuidar das violetas corretamente e, mesmo assim, elas não florescerem, então é hora de recorrer à adubação.
Para essa espécie, o recomendado é fazer esse procedimento de três a quatro vezes por ano, utilizando um produto chamado NPK 101010, facilmente encontrado em floriculturas ou supermercados. Na prática, você deve dilui-lo em água e aplicá-lo no solo em que a planta está, seguindo sempre as instruções do fabricante.
Com essas dicas você conseguirá manter suas violetas perfeitas. Então, não perca mais tempo, garanta já a sua no site da Abc Flores, e depois volte aqui para contar como a sua plantinha está. Bom cultivo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário